SalomãoZoppi contrata MTS Health Partners

 Por Beth Koike | De São Paulo

A rede de laboratórios de medicina diagnóstica SalomãoZoppi contratou a MTS Health Partners, banco americano de investimento especializado em saúde, para assessorá-la em seu projeto de expansão e em questões consideradas estratégicas. A expansão pode vir por meio de crescimento orgânico, linhas de financiamento ou a venda de uma fatia para investidores.

Segundo Paulo Zoppi, um dos fundadores da rede de laboratórios paulista, o que motivou a contratação da MTS Health foi a sua experiência na área da saúde. “O futuro da medicina diagnóstica não será medido por número de unidades laboratoriais. Nosso interesse é por inovação, mapeamento genético, exames moleculares e os Estados Unidos são pioneiros nesses temas”, disse Zoppi. “A MTS tem participação em importantes ‘players’ americanos, conhece muito o setor e está dando uma consultoria para nós. Se lá na frente decidirmos vender uma fatia, a MTS será a ‘adviser’ da operação”, complementa. Em maio, Zoppi esteve em Nova York para conhecer o banco americano e as empresas nas quais detém sociedade.

“Estamos analisando a melhor alternativa. Nosso interesse não é apenas vender ativos. Nessa análise, podemos concluir que o melhor caminho para o SalomãoZoppi é manter um crescimento orgânico”, explicou Roberto Schahin, diretor da MTS Health Partners. Fundada em 2000, a MTS Health tem dois braços de negócios: um banco de investimento e uma gestora de “private equity” com participação em nove empresas de saúde avaliadas em US$ 350 milhões.

O SalomãoZoppi é um dos ativos mais cobiçados em medicina diagnóstica há anos, devido a sua forte reputação junto à comunidade médica. Segundo fontes do setor, gestoras de “private equity” como Gávea e concorrentes como Fleury já fizeram ofertas pela rede paulista, mas os fundadores declinaram das propostas.

Além disso, o desempenho econômico da empresa vem superando o de seus concorrentes há mais de dois anos. Nos seis primeiros meses deste ano, o faturamento do SalomãoZoppi aumentou 24% para R$ 95,2 milhões. Já no Fleury, houve uma queda de 2,3% e na Dasa, o crescimento na receita bruta foi de 10,2% no mesmo período.

Um dos motivos que fizeram os fundadores médicos abrirem a guarda desta vez foi a possibilidade de ter um parceiro estratégico que aposta em inovação, segundo Zoppi.

Com sede em Nova York, a MTS Health vai abrir no próximo ano um escritório em São Paulo, que será liderado por Roberto Schahin. O executivo é filho de George Schahin, sócio de Edson Bueno (fundador da Amil), no Hospital Santa Paula, em São Paulo. Além do SalomãoZoppi, a MTS Health Partners tem outro negócio em andamento com uma empresa do mercado brasileiro de saúde, mas ainda não revela qual.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/3680242/salomaozoppi-contrata-mts-health-partners#ixzz3CRPgfjW4

Deixe um comentário